Como aprender inglês assistindo séries? Fora as anotações em sala, leitura dos livros e dicionários e a realização dos exercícios diários, existem outros métodos para aprimorar o aprendizado da língua inglesa.

 Se você é amante de seriados, vai adorar esta dica: utilizar séries para aprender inglês básico é uma ótima ideia!

Evidentemente, não é uma dica tão nova assim. Séries, filmes e programas em inglês sempre serviram como grandes ferramentas para o aprendizado.

Ao consumi-los com mais frequência, é possível aprender mais sobre a cultura do país, sotaques, gírias e frases do cotidiano. Além do mais, eles aguçam – e muito – o seu listening!

17.2 Como aprender inglês assistindo séries de televisão 1

Mas, quais séries escolher?

Cada pessoa tem a sua preferência, por isso o mais importante é escolher um seriado que você realmente adore. Não adianta escolher um drama/suspense como The WalkingDead se você não gosta desse gênero.

O que provavelmente vai acontecer é que você vai ficar de saco cheio do seriado e abandoná-lo em pouco tempo.

Também existe o problema do tempo. Todos nós temos que fazer várias coisas todos os dias, desde trabalho a universidade, academia, namorado(a), etc., tudo é motivo (ou desculpa) para não estudar inglês.

É realmente difícil encontrar uma hora todos os dias para se dedicar a algo.

Por isso, recomendo começar com séries de comédia, as famosas sitcons. Elas têm duas grandes vantagens em relação à maioria das outras: geralmente os episódios são bem curtos, em torno de 20 minutos, e o vocabulário que eles usam geralmente é bem atual.

Se você for iniciante, tome cuidado também com séries de assuntos muito específicos: House e Grey’sAnatomy são ótimas séries, mas elas contêm um vocabulário bem específico sobre medicina, que pode ser bem complicado e é desnecessário nessa fase.

Isso vale para séries como Suits (sobre advocacia), HouseofCards (sobre política), etc.

Uma dica muito boa é sempre rever aquela série favorita em inglês. Sabe, aquela que você conhece toda a história, que sabe todas as falas, a que mais diverte você.

Se for iniciante, pode começar com as legendas em português mesmo, depois passar para a legenda em inglês até chegar a vê-la sem legenda alguma.

Ao fazer isso, é muito mais fácil compreender o que está acontecendo e ligar os diálogos à história e a seu próprio idioma. É uma ótima forma de aumentar o vocabulário para os iniciantes.

Dicas para ter um melhor aprendizado:

1 – Com legendas em português: Assista aos episódios com legenda em português. Nessa etapa você pode relaxar e aproveitar o programa. Concentre-se, por enquanto, apenas no conteúdo. Na verdade, a despreocupação e o envolvimento com a trama vão ajudar nas etapas seguintes;

2 – Sem legendas:“Volte a fita” e assista novamente, mas dessa vez sem legendas. Mesmo sem entender boa parte das falas, você vai se lembrar da essência da história. Daí a importância de escolher uma série de que você goste bastante, pois essa etapa depende do seu envolvimento com os personagens e a trama;

3 – Com legendas em inglês: Assista pela terceira vez, mas com a legenda em inglês, lendo atentamente, pausando se necessário, e anotando as expressões que não conhecer. O foco passa a ser exclusivamente o idioma, pois a essa altura você já decorou a história.

4 – Manutenção:Assista, de preferência sem legendas, aos episódios de vez em quando para não deixar que o vocabulário aprendido caia no esquecimento.

Sugestões de séries para aprender inglês

Friends

O seriado mostra o dia a dia de 6 melhores amigos: Rachel, Monica, Phoebe, Joey, Chandler e Ross. Todos eles vivem em Manhattan, Estados Unidos, na década de 90.Friends tem um total de 10 temporadas, transmitidas entre 1994 e 2004. E sim, TODAS ELAS estão disponíveis na Netflix.

Por que esse é um dos melhores seriados para aprender inglês? Bem, os episódios são curtos, os diálogos são muito leves e os atores articulam a língua muito bem, o que torna ainda mais fácil de escutar e compreender o que eles estão dizendo.


Lost

A “explosão” de Lost aconteceu entre os anos de 2004 a 2007. Sucesso mundial e responsável por muitas “teorias da conspiração”, o enredo aborda o dia a dia de sobreviventes de um avião que caiu em uma ilha desconhecida. Os capítulos se passam e os mistérios aumentam, inclusive entre os próprios personagens.

Os diálogos não são tão difíceis de entender. Apesar de serem episódios mais longos (cerca de 45 minutos), eles não são cansativos e é possível fazer uma boa compreensão auditivo.

The Crown

Filha do rei George VI (Jared Harris), Elizabeth II (Claire Foy) sempre soube que não teria uma vida comum.

Após a morte do seu pai em 1952, ela dá seus primeiros passos em direção ao trono inglês, a começar pelas audiências semanais com os primeiros-ministros ingleses. Ela assume a coroa com apenas 25 anos de idade, mas com grandes compromissos, vêm grandes responsabilidades.

É muito importante quando se está aprendendo inglês saber as variações do inglês norte-americano com o do inglês britânico. Por isso, The Crown é uma ótima opção para a questão de pronúncia e sotaque.

Outra questão é que o inglês britânico é mais fácil de pegar do que o americano, por causa das contrações, expressões e tudo mais. Portanto, para aqueles que estão acabando de entrar no nível intermediário, essa é uma boa opção. Além disso, mais uma vez, ela também serve para os viajantes que estão querendo ir ao Reino Unido.

Santa Clarita Diet

O enredo conta a história de Sheila (Drew Barrimore), uma corretora de imóveis que, misteriosamente, torna-se um zumbi. Só que ela não fica igual àqueles mortos-vivos dos quais estamos acostumados.

Na verdade, ela fica ainda mais linda, disposta e… faminta. Aí, ela e sua família precisam encontrar uma forma de viver “normalmente” com esse pequeno problema.

Esse seriado é uma das melhores e mais absurdas comédias que já vi na vida. E aprender inglês com conteúdos desse gênero é sensacional porque, além de se divertir, você se torna imersa aos diálogos e à história como um todo.

O raciocínio para aprender inglês aqui é igualzinho ao de Friends. Os diálogos são super tranquilos e os atores pronunciam as palavras muito bem. Além disso, os episódios também são pequenos e com certeza fáceis de assistir mais de uma vez (porque são engraçadíssimos).

Stranger Things

A série é sobre o misterioso desaparecimento de Will (Noah Schnapp) e a procura de seus amigos para encontrá-lo. Protagonizada por atores mirins, o programa não se propõe em ser um terror; está mais para um suspense.

Com uma dinâmica leve e cativante, é um vocabulário de uso bastante recorrente. O sotaque dos personagens é agradável, e a linguagem, acessível, principalmente nas inúmeras participações entre o elenco mirim.

  • Word Party (Kids Learning –Crianças e Iniciantes)

Quatro adoráveis animaizinhos ainda usam fraudas e têm seus primeiros contatos com as palavras. Cantando e dançando, o quarteto mostra para o telespectador infantil como é fácil aprender o universo rico das palavras.

Essa série animada está disponível na Netflix e, apesar de ser um desenho, é ideal para todos aqueles que estão se iniciando no estudo da língua inglesa.

Isso porque o vocabulário usado é bem simples, pois, trata-se de algo feito para crianças.

As falas são leves e demoradas, o que ajuda e muito no entender da pronúncia. Portanto, para todos aqueles que querem aprender inglês com séries e não tem noção alguma de língua inglesa, essas opções são ideias para se começar os estudos. Vale a penas dar uma olhada e ver se te agrada.

Além de que também é uma ótima maneira de introduzir os filhos no aprendizado de inglês. Contudo, por ser muito infantil, algumas pessoas podem não gostar. Para elas, logo passaremos algumas outras opções.

E, se você quiser aprender mais inglês, basta clicar no botão ai embaixo e receber um ebook completo e 100{23faa1b2d317a0f61ed7153cf7422d1405583101075e09dda0a3394960954183} grátis.