Empreender no ramo da confeitaria? Pensa em começar a empreender em confeitaria? Se liga nas nossas dicas!

9.1 DICAS PARA EMPREENDER NA CONFEITARIA
cropped shot of confectioner putting cream on cupcakes

1. Aprender nunca é demais

Busque novos cursos, aulas e novas técnicas. A confeitaria está sempre cheia de novidade e o mercado exige que você saiba tudo de mais moderno. Além disso, a aquisição de novos conhecimentos tem muito a contribuir para a qualidade do seu trabalho, ampliando-a ainda mais. Dessa forma, você oferece ótimos produtos aos seus clientes e aumenta o seu destaque.

2. Faça bem feito

Comece com poucos produtos, mas preze pela qualidade e faça tudo muito bem feito. Invista em bons ingredientes, pois isso afeta diretamente o resultado final e a satisfação do público.

Além disso, prepare cada receita com cuidado e higiene. É melhor ter capricho e receber elogios, do que exagerar no uso de produtos e técnicas que ainda não domina.

3. Trace o perfil do cliente

Procure saber quais motivos fazem seu cliente contratar o produto ou serviço que você quer oferecer. Quais aspectos dessa oferta o agradam? O que o leva a escolher entre uma empresa ou outra?

Além disso, entenda também quais são as maiores demandas dos seus compradores: quais doces eles mais gostam, em quais momentos consomem mais, o porquê de tudo isso e como eles gostam de ser atendidos. Dessa maneira, você destaca o seu negócio dos demais.

4. Monte sua tabela de preços

Monte uma tabela de preços com todos os produtos que você vai oferecer. Lembre-se de colocar um valor justo e que permita obter lucro com seu trabalho. Para definir os preços, é preciso levar em conta o custo com ingredientes e com gastos de água, luz e gás, e também o tempo gasto para a produção e limpeza do local. Coloque tudo no papel e faça as contas.

5. Invista em divulgação

Sites, redes sociais, WhatsApp, e-mails, cartões de visita e folders são algumas opções em que você pode investir. Vale reforçar que, hoje em dia, a internet é um dos meios mais poderosos de divulgação. Você pode e deve sim utilizar meios físicos, como panfletos, mas é muito importante divulgar o seu trabalho online. Você pode criar perfis só com esse objetivo, tornando tudo mais profissional.

6. Nunca engane seu cliente

Se prometer utilizar ganache, dê o ganache (utilize chocolate nobre e não o fracionado). Além disso, vale lembrar que o mesmo serve para as fotos de divulgação. Mostre sempre seus próprios produtos, da forma como eles realmente são. Uma fotografia real e bonita é diferente de uma fotografia enganosa.

7. Tenha foco

Considere que menos é mais. Dedique seu tempo, energia, finanças em uma coisa só, em apenas uma linha de produtos. Quando focamos em poucas coisas, nos dedicamos mais a isso e ficamos ainda mais extraordinários no que decidimos fazer.

8. Aceite críticas

Seja humilde e aprenda com as críticas e respostas negativas. Lembre-se que isso acontece com todos e esses feedbacks são importantes para melhorar o seu negócio cada vez mais. Seja perseverante, acredite no seu trabalho e não desista!

9. Organize sua cozinha

Se você vai cozinhar em casa, é preciso organizar o espaço para atender às necessidades pessoais e profissionais. Procure deixar tudo de um modo que otimize seu trabalho, zelando sempre por manter os ingredientes em condições adequadas, claro.

10. Manter a calma

Comece onde você está e lembre-se que as coisas acontecem aos poucos. Não invista de cara em utensílios caros e super profissionais, pois é preciso ir crescendo com o tempo para não se prejudicar ou extrapolar. Se você pretende formalizar uma empresa essa mesma dica é válida: espere. Comece de modo informal, para não ter tantos custos, e mantenha a tranquilidade.

Quer saber mais sobre confeitaria e empreendedorismo? Então, entre para minha lista VIP agora e receba um ebook completo e 100{23faa1b2d317a0f61ed7153cf7422d1405583101075e09dda0a3394960954183} grátis. Basta clicar no botão ai embaixo.